Conheça melhor:

Cristina Madeira

(N. 17 abril, 1969)

Nascida num bairro historicamente ligado à tradição fadista, Cristina Madeira tem dedicado a sua carreira artística ao fado, atuando em palcos nacionais e internacionais. Do Bairro Alto para o mundo, a fadista apaixonou-se pelo fado logo aos 8 anos e teve sempre como inspiração e grande figura de referência Amália Rodrigues. Ainda criança, atuou nos arraiais dos Santos Populares e nas festividades organizadas pela Junta de Freguesia. O seu talento expande-se também para o canto lírico, tendo participado no Coro da Capela Nossa Senhora da Bonança. No entanto, é no fado que sente a força da sua interpretação e assumiu-o desde cedo como a sua forma de expressão musical.

Cristina Madeira cantou em diversas casas de fado lisboetas, integrando o elenco de uma das mais conceituadas da cidade, o Clube de Fado. Ao longo da sua carreira, a fadista tem corrido o mundo, levando o fado a países como Brasil, Marrocos, Espanha, Itália, França, Alemanha, Áustria e Roménia.

Em 2008 edita o seu primeiro álbum, “Essência de Fado”, com repertório de Amália Rodrigues. Cristina confessa ter uma enorme paixão pela escrita e em “Novo Rumo”, lançado em 2013, grava um tema de sua autoria. Em 2019, é apresentado “Infinito”, com 11 temas, dos quais a artista destaca “Já não Choro”, com composição musical de Marino de Freitas. De ressalvar que a fadista trabalhou também como produtora e editora nos seus trabalhos discográficos.

O reconhecimento de um notável percurso artístico empenhado na divulgação do fado – incontornável componente da tradição e da cultura portuguesa – levou Cristina Madeira a receber distinções como a Medalha Comemorativa em Reconhecimento de Mérito, concedida pela Fundação Histórico-Cultural Oureana, e é agora Dama Honorária da Casa Real Portuguesa.      

 

Cristina Madeira

Cristina Madeira

Cristina Madeira

Cristina Madeira

Cristina Madeira