Há Fado no Cais

SORAIA CARDOSO

Soraia Cardoso nasceu em 1998 em Coimbra e desde criança que começou a cantar em eventos escolares. Em 2018 participou no programa de televisivo The Voice Portugal, tendo alcançado um honroso 3.º lugar. Foi a primeira artista a levar o fado tão longe num programa deste formato. Em 2019, foi homenageada pela Voz do Operário na sua 3.ª Gala de Fado com o Prémio Revelação Feminina. Entretanto integra o elenco de algumas casas de fado em Lisboa, mudando-se definitivamente para a capital.

Conta participações em festivais como o Santa Casa Alfama, Super Bock em Stock, aniversário da Rádio Festival e em programas como Santo António e Há Festival (RTP1).

Integra o elenco da casa de fados Sr. Vinho, com direção artística de Maria da Fé, desde 2022 e em 2023 integra o projeto Fado sem Fim, de Aldina Duarte, no Museu do Fado. «A sua voz telúrica e a sua curiosidade artística inesgotável levam-na a uma busca de sentido na sua vida» diria Aldina Duarte a propósito deste projeto.

Em 2024 estreia no Teatro Maria Vitória a revista E ninguém vai preso?!, como «revelação do fado». Além do Sr. Vinho, integra atualmente os elencos do Fado ao Carmo, de Luís Guerreiro e Rodrigo Costa Félix e do Fama d’Alfama, com direção artística de Joana Amendoeira. Integra também vários projetos musicais onde o fado é ponto de partida, como Bela Ensemble, RioLisboa e Meu Fado Meu.

Neste concerto do ciclo Há Fado no Cais em 2025, apresentará o seu álbum de estreia a solo, editado pelo Museu do Fado.

A sua voz telúrica e a emoção que coloca em cada palavra não deixam ninguém indiferente.