Há Fado no Cais

KATIA GUERREIRO

Em 2025 Katia Guerreiro completa 25 anos de carreira.

O ano 2000 marcou o início da sua trajetória no fado, quando foi convidada por João Braga para participar numa homenagem a Amália Rodrigues no Coliseu dos Recreios.

Naquela altura, Katia Guerreiro ainda estava a terminar o curso de Medicina, que exerceu durante dez anos em paralelo com a sua carreira musical. O que começou como uma experiência e uma aventura tornou-se, entretanto, numa carreira séria e dedicada ao Fado.

Pela mão de João Mário Veiga, Katia Guerreiro participou em vários eventos culturais. Mais tarde, conheceu José Renato, um agente francês que a acompanhou durante vários anos, permitindo-lhe pisar alguns dos mais importantes palcos do mundo.

Ao longo do seu percurso, Katia Guerreiro acabou por ser unanimemente reconhecida como uma das mais importantes fadistas do novo milénio e, acima de tudo, como uma embaixadora do Fado e de Portugal nos mais variados círculos culturais internacionais. Apresentou-se em prestigiadas salas de todos os continentes e nos mais importantes festivais de músicas do mundo. Recebeu, em Portugal, a Ordem do Infante D. Henrique e, em França, o Grau Chevalier da Ordem das Artes e Letras.

É reconhecida como uma das mais notáveis representantes da cultura portuguesa no mundo e uma das mais brilhantes cantoras da sua geração. Os galardões e prémios recebidos ao longo da sua carreira reconhecem a sua inestimável contribuição para a difusão da cultura portuguesa e para a projeção de Portugal no mundo.

 

Foto: © Jorge Simão

© Jorge Simão