POMAR
Com
CAMANÉ . CARMINHO . RICARDO RIBEIRO . PEDRO JÓIA . CRISTINA BRANCO . ALDINA DUARTE . ANA SOFIA VARELA . ANTÓNIO VICTORINO DE ALMEIDA . PEDRO CALDEIRA CABRAL . DUNCAN FOX . JOSÉ MANUEL NETO . CARLOS MANUEL PROENÇA . DANIEL PINTO
Ao longo de mais de sete décadas de actividade artística,
JÚLIO POMAR convocou os grandes temas da literatura ocidental, da cultura portuguesa e da iconografia de Lisboa, continuamente sublimando novas formas de olhar, de entender e de intervir no mundo. A sua extraordinária capacidade de rever e atualizar os grandes mitos na imagem do presente, de diluir fronteiras entre erudito e popular, de reunir referências da literatura, da arte, da mitologia ou do vernáculo para as reorganizar numa gramática plástica e poética em constante renovação, revela-se hoje, como nas últimas sete décadas, num território insistentemente aberto que há muito libertou a sua obra de todas as amarras possíveis da História da Arte. A sua obra plural, ponto de partida e de chegada de tantos lugares como a pintura, a poesia, a escrita ou a reflexão crítica, afirma-o, em pleno século XXI, como um dos grandes criadores da arte do nosso tempo.
Para que servem os muros que nos cercam senão para nos dar ganas de os saltar? questionava num dos inúmeros versos que deixou.
Ao longo de décadas, Júlio Pomar deixou-se inspirar pela iconografia da guitarra portuguesa e, mais tarde, pelo universo do Fado, que chamou ao domínio da sua criação plástica e poética.
Com POMAR a EGEAC-Museu do Fado presta tributo a um dos maiores criadores do nosso tempo, desvendando uma ínfima parte do seu legado poético para Fado. Neste disco o poeta Júlio Pomar faz persistir, a cada momento, uma deliberada intenção de redefinir as regras do jogo, de assumir riscos, de perscrutar novos temas, novas linguagens, distanciando-se criticamente dos cânones e recusando liminarmente o estereotipo e o conforto das fórmulas rotineiras. Um disco que reúne grandes artistas em torno de um gigante da nossa arte!
Lançamento: Setembro de 2023